terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Os portugueses são pouco cultos

Sim é o que acho tirando uma pequena minoria, poucos são os que se interessam pelos mais variados assuntos.
É muito importante discutir política, religião, ideias, livros, filmes, música e outras coisas que não me ocorrem agora. Em vez disso os portugueses só se preocupam com aquele "fora de jogo" ou aquela "mão na bola" que estragou o jogo ao seu clube.
O nosso círculo intelectual resume-se a meia-dúzia de comentadores nas televisões e nos jornais, que de vez em vez são acompanhados de comentários do público.
Neste país grande parte da leitura está em jornais desportivos ou revistas daquilo a que se chama "jet-set", que na sua maioria são gente famosa, sem um chavo.
Concluindo é preciso ler livros, jornais informativos (e não sensacionalistas) para que este país fique efectivamente culto, e assim possa caminhar para um futuro risonho em vez de caminhar sem destino á espera de algo.
É preciso motivar os jovens, e não obrigá-los com livros enfadonhos que nada têm de interessante.
Existe necessidade de dar-lhes horas escolares para ler, e não fazer o que se fez durante séculos que foi proibir a leitura e queimar aqueles que queriam saber um pouco mais.
Chega disso.
Por isso, logo a acabar de ler esta publicação vá ler um livro, vá partilhar as suas ideias e fique a saber um pouco mais da maneira de pensar e de ser das pessoas com quem está todos os dias.
Pois este blogue não é mais do que por a minha teoria em prática e partilhar as minhas ideias com quem as quiser partilhar.
E assim acabo a primeira publicação do ano 2009.
Que 2009 seja um ano próspero.

Sem comentários: