quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

O nosso Portugal

Ao fim de mais de 1 ano do Blogue, este chega agora a sua 100ª Publicação.
Quando comecei nunca pensei aguentar tanto tempo e escrever tantas coisas neste blogue.
Hoje gostava de falar sobre Portugal e o seu povo, os portugueses.
Com quase 9 séculos de existência (1143-), Portugal é uma das nações mais antigas do Mundo, foi dos primeiros países a ficar com as suas fronteiras definidas (excepto alguns casos como o de Olivença) Portugal continental e ilhas.
Apesar de muito criticarmos o nosso país, governantes, desportistas, todos nós gostamos muito deste belo país à beira mar plantado, todos queremos que o nosso seja o melhor, e embora tenha menos territórios e população que muitos países queremos que Portugal domine e se imponha na Europa e no Mundo.
Além disso que país tem um clima melhor que o nosso? Um dos mais temperados, onde raramente atinge temperaturas muito frias ou muito quentes, e onde a chuva e o vento quando vêem, fazem-no normalmente de forma controlada.
Duvido que tenha existido ou venha a existir um país que com as nossas dimensões consiga o que nós conseguimos, um império além-mar, e ter uma das línguas mais faladas no mundo.
De grandes conquistas é feita a história de Portugal, e todos os dias mais uma se consegue, para juntar á História deste povo único e glorioso.
Esperemos que o futuro nos reserve um Portugal maior (nos vários sentidos) pois "Tudo vale a pena se a alma não é pequena", Fernando Pessoa.
E é assim que acabo a 100ª Publicação fazendo uma retrospectiva de Portugal, país onde nasci e que adoro.
Aliás todos devemos adorar, haverá orgulho maior do que aquele de nascer Português?

Sem comentários: